Blog do Matehackers

O mensageiro Element e o protocolo Matrix

Você já se perguntou o que aconteceria se o whatsapp parasse de funcionar? Veja Bloqueio do WhatsApp. Ou quão impotente se sentiria ao descobrir que o whatsapp (que pertence ao Facebook) passou a criar um perfil seu para fazer propaganda, enviar spams e começou a usar seus dados para manipulação política? Veja Cambridge Analytica. Se todo mundo está usando um aplicativo fechado, por mais que os usuários estejam insatisfeitos, ninguém tem condições de mudar e optar por alternativas que respeitam a privacidade ou que atendam suas reais necessidades.

Somos reféns dessas plataformas muradas que são avaliadas pela quantidade de pessoas e dados que eles podem explorar dentro de seus próprios muros. Para piorar, com o fim da neutralidade da rede, as companhias telefônicas passaram a oferecer planos que favorecem essas plataformas em detrimento de outras, mas isso é um outro papo. O protocolo Matrix está se destacando por ser um padrão aberto, com uma vibrante comunidade open-source, seguro, que respeita a privacidade, permite criar uma rede descentralizada e que se diferencia pela construção de pontes (Bridges) com outras plataformas de comunicação.

A interoperabilidade com outros provedores de comunicação é o grande diferencial, e por isso nós do Matehackers estamos experimentando novas ferramentas de comunicação que usam esse protocolo. Vamos construir essa ponte com o nosso canal do Telegram e ainda queremos montar um servidor próprio para a comunidade geral. Nesse post vou falar do element.io, o aplicativo referência da Matrix.

O que é Matrix ?

Matrix é um protocolo de código aberto desenvolvido em 2014 por uma equipe que trabalhava para a Amdocs - uma empresa de comunicação israelense. O padrão é baseado em HTTP (para facilitar as mensagens) e WebRTC (para facilitar as chamadas de voz). Funciona em um modelo descentralizado com qualquer cliente compatível.

Isso significa que você alterna entre diferentes aplicativos sem ter que desistir dos principais benefícios padrões. Além do mais, o Matrix oferece suporte à criptografia de ponta a ponta com base em um mecanismo de código aberto que funciona com salas que hospedam milhares de usuários. Isso contrasta com os canais públicos hospedados no Viber e no Telegram. Para conectar-se a outros aplicativos, como Slack, Discord, IRC, WhatsApp e Telegram, o Matrix tem algo chamado Bridges. Esses são plugins de código aberto que permitem a comunicação com outros aplicativos.

O que é Element ?

É um software livre de mensageria instantâneas para texto, voz e vídeo, de código aberto, baseado no protocolo Matrix. Além disso, a ferramenta possui um protocolo federado, que permite ao usuário escolher qualquer servidor Matrix para se conectar, se baseando na licença Apache2.

Por apresentar o código aberto, esta plataforma permite que os usuários utilizem o software para qualquer propósito; para unificar, distribuir, modificar e compartilhar versões modificadas do software. Sendo assim, é possível a instalação da ferramenta em qualquer servidor de seu domínio.

Com a capacidade de fazer ponte entre diferentes aplicativos como o Slack diretamente na interface do Element, você não precisa mais instalar e manter uma dezena de aplicativos para se comunicar.

Você entendeu a ideia? Crie uma conta, ative as integrações necessárias e converse com qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer número de plataformas diferentes.

Quem pode usar?

Qualquer pessoa pode usar, por dispor uma ótima usabilidade, está disponível para os principais navegadores web e também para smartphones Android, iOS e computadores Mac e Windows.

Como criar sua conta no Element?

É muito simples, são 3 passos abaixo que são detalhados no Escolha Livre (2021):

  1. Acesse o cliente web: Portanto, abra seu navegador favorito, como o Mozilla Firefox, e navegue até app.element.io
  2. Clique em “Create Account”.
  3. Depois basta manter selecionado matrix.org e informar seus dados.

Dados do projeto no Github

Sempre quando vamos adotar algum software livre para solucionar algum problema real, é importante analisar seus dados e suas interações de manutenção do projeto pela comunidade. Abaixo trago alguns dados atuais do projeto no GitHub:

  1. Element Web - Stars: 7K+ Issues: 5k+ Pull Request: 22 Contributors: + 431
  2. Element iOS - Stars: 1k+ Issues: 1.3k+ Pull Request: 25 Contributors: + 113
  3. Element Android - Stars: 1.4k - Issues: 1.3k+ - Pull Request: 30 Contributors: + 222

Conclusão

Em tempos onde cada computador pessoal e smartfones são olhos e ouvidos para governos e grandes corporações devemos utilizar e perpetuar o uso de ferramentas que garantam um direito básico de privacidade dos dados pessoais.

O que você achou desse post? Quer saber mais? Conhece ou já usou algum outro Client da Matrix? Tem interesse em outras alternativas? Delta Chat? Briar? Quer saber mais sobre privacidade? Criptografia? Metadados? Comente o que achou e procure o Matehackers!

Que a força esteja com você!

Update

Acesso o link do espaço na Matrix: https://matrix.to/#/#matehackers:matrix.org

Referências

Autores

@f0rmig4

@guest_42