Blog do Matehackers

Matehackers em Agosto 2021

Log Matehackers

Várias coisas importantes aconteceram no Matehackers nesse mês de Agosto de 2021. Por isso decidimos retomar a ideia de criar uma Newsletter do nosso Hackerspace para resumir o que rolou e o que está sendo planejado por essa comunidade incrível que é o Hackerspace Matehackers. A nossa Newsletter vai ser mensal e vai se chamar Log Matehackers. Também vamos montar uma curadoria de links e materiais do mês! E sempre com um agradecimento a todos que ajudam a manter o Hackerspace vivo!

EM AGOSTO

Manifesto: Sim, tivemos algumas discussões vergonhosas e no mínimo improdutivas no Telegram. O manifesto é bem completo e recomendamos a leitura, mas a mensagem a seguir resume bem: “A discussão presencial no Matehackers é sempre bem vinda. Mas o Telegram tem um alcance diferente e as condições de discussão produtivas são reduzidas. Portanto não vamos mais tolerar alguns assuntos aqui. Todos são bem vindos numa discussão presencial (quando a pandemia permitir). Porém seremos mais rígidos quanto ao uso do grupo do telegram para determinadas pautas.”

Dojo: Rolou um Dojo de JS com a coordenação do @f0rmig4 e com uma galera muito massa, totalmente remoto, aplicando técnicas de TDD para implementar o jogo “Pedra, Papel, Tesoura”. O Dojo foi transmitido com Jitsi e para codificar usamos a IDE colaborativa Replit. A gravação pode ser vista aqui e o código está no GitHub do Matehackers. Ta interessado no próximo? Se increve aqui.

Logo Element

Matrix: O matehackers agora também está na Matrix. Estamos experimentando novas ferramentas de comunicação que usam esse protocolo. Vamos construir uma ponte com o nosso canal do Telegram e ainda queremos montar um servidor próprio para a comunidade geral. No post O mensageiro Element e o protocolo Matrix damos mais detalhes da solução.

Logo MuvucaHack Festival

MuvucaHack Festival: Vai ter muvuca hacker sim! Estamos preparando um festival para Novembro, vamos pautar assuntos relacionados a Cultura Hacker, Tecnologia e Conhecimento Livre. Se cadastre no site oficial do evento para acompanhar as novidades.

Agradecimento especial aos apoiadores da nossa campanha de financiamento: Ricardo Perufo Mello, Márcio Zago Andrade, Marina Anderle Giongo, Sheila Uberti, Lucas Mizusaki, Mário Sérgio, Daniel, Herberson Silva Miranda, Thiago Couto, Pedro Felipe Vergo Scheffer, Alan Ficagna, Gui PK.

Quer apoiar financeiramente? Clica aqui.