A internet perdendo o rumo…

Network CableCom o objetivo de salvar as nossas informações que estavam ficando cada vez mais isoladas dentro das redes sociais (facebook, twitter, … ), vamos retomar o uso desse blog para postar os conteúdos do matehackers. Queremos permitir que essas informações possam ser livremente indexadas e acessadas na internet sem que as pessoas sejam obrigadas a fornecer suas informações a terceiros e abrir mão de sua privacidade e conteúdo publicado.

Nesse blog temos ativado o plugin Two clicks for more privacy. Por padrão, o plugin adiciona nas publicações botões desabilitados das redes sociais que não se conectam ao servidores de sua plataforma. Apenas se o usuário aceita se comunicar com a rede social, ao clicar duas vezes no botão, que essa conexão é permitida e realizada. Assim evitamos que as redes sociais criem um rastro dos acessos dos nossos visitantes sem que esse dê sua explicita e consciente permissão.

Além da questão da privacidade, temos que respeitar um dos princípios base do matehackers, o direito fundamental de acesso ao conhecimento. Algumas das redes sociais como o facebook criam silos isolados da internet. Exigem que os usuários façam cadastro, fornecendo informações pessoais e abrindo mão de suas públicações para ter acesso ao conteúdo públicado em sua rede. Se permitirmos que as redes isolem as informações na internet, corremos o risco de ter uma internet completamente desfragmentada e desconectada. Assim, a internet que é a NOSSA rede, construida de forma aberta e colaborativa, corre o risco de ser substituida por uma rede onde grandes corporações como facebook e google controlam toda a informação que circula.

Quer ser editor e poder publicar nesse Blog? Crie um tópico em nossa lista de email em https://groups.google.com/forum/#!forum/matehackers

Leituras relacionados:

  • http://www.cs.virginia.edu/~robins/Long_Live_the_Web.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *