[yait] Pra construir um hackerspace: Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, Defesa.

Este artigo é um YAIT (yet another internet thesis). As visões descritas aqui pertencem somente a mim e não possuem nenhum rigor científico e portanto podem ser facilmente ignoradas.

Você já se perguntou em que posição do espectro político se encontra um hackerspace? Neste artigo eu coloco a proposta que um hackerspace é formado fundamentalmente por duas ideias de cunho direitista, e duas ideias de esquerda.

Esquerda e Direita

Antes de mais nada algumas definições. Os termos esquerda e direita são frequentemente alvos de confusão devido ao fato de possuírem diferentes interpretações em diferentes regiões. Pra evitar ambiguidade, aqui eu estarei usando a definição americana de esquerda e direita.

Esquerda: Movimento Open Source

A influência do movimento Open Source é inegável dentro de um hackerspace, mas a sua afiliação à esquerda é um pouco mais obscura. Enquanto é verdade que existe debate sobre a posição do pessoal de direita em relação ao movimento open source e não haja uma unanimidade nos partidos e governos ditos de esquerda em relação ao movimento, a visão do programador hippie que trabalha de graça por causa de ideologia é bem característica quando se pensa no assunto e portanto qualifica o movimento open source como uma força de esquerda dentro do hackerspace.

Direita: A Do-ocracia

Segundo o sociólogo Michel Lamment

“Applying the hacker ethic is far from the Care Bears world for another reason: recognition is heavily based on technical skills.”

Em um hackerspace, várias decisões são tomadas de maneira anárquica e a justificativa do porque as coisas são do jeito que são frequentemente é: “porque o cara que fez quiz assim”. Um do-ocrata não se importa com o contexto do porquê fulano fez o que fez ou se o beltrano não fez porque não tinha capacidade ou oportunidade pra fazer. O que importa é fazer. Pra ontem. Pro fisl de preferência. A falta de preocupação com o contexto do indivíduo é típica dos partidos de direita e uma influência marcante no hackerspace.

Esquerda: Soc-Jus

Em um hackerspace frequentemente você encontra indivíduos preocupados, pelo menos na teoria, com o bem estar social. Projetos na área de reciclagem, ou inclusão de pessoas com deficiência, ou ajuda a população carente é A Característica de um movimento de esquerda e um hackerspace não foge à regra.

Direita: O Comunitarismo

Ainda que um hackerspace não fosse um coletivo, mesmo assim seria considerado um movimento comunitário pois existe a valorização da tradição e dos membros da comunidade que se sacrificaram para o bem comum. Embora o comunitarismo seja um movimento de centro, não é o seu apelo a liberdade econômica responsável pelas suas raízes em um hackerspace, mas sim a valorização da tradição e da interdependência das pessoas, o que o torna essencialmente uma força de direita dentro do espaço.

Ou seja…

Um hackersace é um clusterfuck de ideias disjuntas que funciona sabe la deus como. Talvez a falta de uma ideologia coesa seja a vantagem de um hackerspace, ou a apatia e a indiferença seja o que faça um espaço como esse seguir aberto. Mas o fato é que segue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *