Blog do Matehackers

Dia Global da Criptografia

Hoje é o Dia Global de Criptografia (21/10/2021), essa data foi organizada pela Internet Society e Global Encryption Coalition. Esse dia é uma oportunidade para defender a criptografia forte e dizer que ela é crucial para uma internet segura para todas as pessoas.

A criptografia ponta a ponta é qualquer forma de criptografia na qual apenas o remetente e o destinatário pretendido podem ler a mensagem. Nenhum terceiro, mesmo a parte que fornece o serviço de comunicação, tem conhecimento da chave de criptografia. A criptografia ponta a ponta é a forma mais segura de criptografia que você pode usar.

Existem governos e empresas que buscam enfraquecer a criptografia, e a internet como um todo. Existem tentativas de governos para conceder às agências governamentais poderes especiais (portas dos fundos) para acessar dados privados e plataformas criptografadas. Há também aqueles que não oferecem a privacidade e segurança pois visam lucros e oportunidades para controlar informações massivas. É importante que todos entendam a importancia do uso de métodos de criptografia fortes, de ponta a ponta e do código aberto.

kwwsvgrlvsrqwrveduudeduudpdwhkdfnhuvsrqwrrujeduudpdgdnh - ɡaiʊs juliʊs

Ações

Participe dos eventos e junte-se a comunidade que esta organizando eventos ao redor do mundo. O site oficial do evento é https://www.internetsociety.org/events/global-encryption-day/ e temos também organização no brasil https://diaglobaldacriptografia.net.br/eventos/.

Assine o compromisso

Assuma o compromisso de virar a chave para uma criptografia mais forte, assinando aqui.

Migre para plataformas com criptografia forte

Se envolva migrando para plataformas e serviços criptografados de ponta a ponta e ajude a defender uma criptografia forte e plataformas e serviços criptografados em suas comunidades.

  • Use aplicativos criptografados de ponta a ponta;
  • Ative a criptografia em seus dispositivos ou serviços;
  • Use senhas fortes;
  • Mantenha seus aplicativos, dispositos e serviços atualizados;
  • Ative login de dois fatores (2FA);
  • Ative opções de apagar dados;

Who’s Listening? Exposing Global Multicorp

Jogue o storytelling “Who’s Listening? Exposing Global Multicorp” e tente salvar o delator.

Junte-se ao Matehackers

Junte-se ao Matehackers e faça parte do grupo de estudo de privacidade. Com a pandemia estamos mais ativos no Telegram e na Matrix. Em breve vamos compartilhar mais informações sobre cada um dos temas acima. No dia a dia já conversamos sobre esse assuntos e muito mais.


Agradecimento aos apoiadores

Agradecimento especial a todos apoiadores da nossa campanha de financiamento: Ricardo Perufo Mello, Márcio Zago Andrade, Marina Anderle Giongo, Sheila Uberti, Lucas Mizusaki, Mário Sérgio, Daniel, Herberson Silva Miranda, Thiago Couto, Pedro Felipe Vergo Scheffer, Alan Ficagna, Gui PK e Yuri Trindade Minar.

💎Quer apoiar financeiramente? Clica aqui.