Blog do Matehackers

🧉👾 Matehackers - Outubro 2021


Log Matehackers

O espaço do Mate na Matrix continua crescendo, o Lucas fez uma live sobre o Movimento Software Livre e conseguiu arrecadar uma graninha para ajudar nas finanças do Matehackers (yay), também aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Privacidade e agora Novembro chegou! Sabe o que isso significa? O MuvucaHack Festival já vai começar!

OUTUBRO 2021


Live Movimento Software Livre

Live FLOSS

Pra quem não sabe, o Lucas é streamer na Twitch. Ele é programador, músico e ávido jogador de video-gueimes. Um dos fundadores do Matehackers, vocalista da banda Mortticia e manja muitos de emuladores e games no Linux. Esse mês ele fez uma live sobre o Movimento Software Livre e conseguiu arrecadar uma graninha para ajudar a pagar as contas do Hackerspace.

Twitch Profile

Quem quiser saber mais veja abaixo como o Lucas se apresenta no canal:

Eu me interesso por todos os aspectos da intersecção arte, tecnologia e política. Faço parte de um coletivo de criadores de conteúdo de esquerda radical aqui na Twitch, o Soberana, os links dos canais você pode pegar digitando !soberana no chat! Leiam nosso manifesto! Siga o canal, me encontre nas redes sociais em @lfzawacki e veja os VODs nos canais do youtube;


Espaço na Matrix segue crescendo

Cada vez mais hackers estão na Matrix e ocupando o espaço do Matehackers.


Primeiro encontro Grupo de Privacidade

Aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Privacidade do Matehackers. A discussão que começou sobre o livro Cypherpunks logo se desenrolou para assuntos mais amplos. Abordamos histórias pessoais e motivações relacionadas a privacidade, ferramentas usadas pelos jornalistas da WikiLeaks e ativistas brasileiros (Tor, SecureDrop, GPG, OTR, …). Também falamos sobre LGPD e vazamento de dados, de empresas de entrega da época da bolha ponto com, da uberização e precarização do trabalho, e até do Metaverso, o Facebook e como a internet foi cercada.

Dentro de toda discussão, sempre esteve presente o papel individual e o da sociedade em compreender a importância da privacidade e como podemos nos proteger e proteger o futuro da internet. Por isso, decidimos trazer como leitura de novembro outro livro mais prático: A Criptografia Funciona: Como Proteger Sua Privacidade na Era da Vigilância em Massa. Ele foi escrito por Micah Lee, da Freedom of the Press Foundation logo após os primeiros vazamentos feitos por Edward Snowden. Além de explicar sobre o potencial da criptografia, ele aborda tutoriais de Tor, Pidgin e OTR, Email e PGP e Tails.

O próximo encontro será dia 04/12. Aguarde novas divulgações.


Vai começar o MuvucaHack Festival

Card de divulgação do primeiro dia do Muvuca

Outubro passou e Novembro chegou! Lembre-se de se inscrever para receber as atualizações do evento. A conferência vai acontecer nos sábados de novembro, das 14 às 18:00, e será totalmente online.


Agradecimento aos apoiadores

Agradecimento especial a todos apoiadores da nossa campanha de financiamento: Ricardo Perufo Mello, Márcio Zago Andrade, Marina Anderle Giongo, Sheila Uberti, Lucas Mizusaki, Mário Sérgio, Daniel, Herberson Silva Miranda, Thiago Couto, Pedro Felipe Vergo Scheffer, Alan Ficagna, Gui PK e Yuri Trindade Minar.

💎Quer apoiar financeiramente? Clica aqui.